Coronavírus

Ministério da Saúde discute rebaixar covid-19 para condição endêmica

Divulgação
Países como a Espanha já iniciaram debate para rebaixar a covid-19 para condição endêmica  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/01/2022, às 17h42   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde discute a possibilidade de rebaixar a pandemia da covid-19 à condição de endemia. Alguns países, como a Espanha, iniciaram o debate. A informação é do jornal Valor Econômico.

A endemia tem causa e atuação mais localizada, se manifesta com frequência em determinada região, mas tem um número de casos em um padrão relativamente estável.

Segundo a reportagem, no Brasil, o tema é tratado na área técnica do Ministério da Saúde como um "otimismo cauteloso". "Acreditamos que a ômicron será importante para isso, mas não podemos baixar a guarda", disse um integrante do primeiro escalão da pasta.

"Nos outros países, ela durou no máximo 40 dias e começou a cair", disse o interlocutor. "O que está nos preocupando no momento é a concomitância com a influenza e as outras arboviroses e a dengue", completou.

Leia também: Bahia está entre os estados com mais mortes de crianças de 5 a 11 anos por Covid-19; veja números

Infectologista aponta que na UTI só tem pacientes não imunizados contra Covid-19

Fim da pandemia

O epidemiologista Pedro Hallal disse, em entrevista ao programa UOL News nesta sexta-feira (7), que o surgimento da variante ômicron, do coronavírus, pode indicar o fim da pandemia em 2022.

"Eu tenho dito e sustento essa posição, pelo menos por enquanto: 2022 é o último ano da pandemia. Embora todos nós pesquisadores, sabendo da responsabilidade das nossas opiniões, estejamos tendo cuidado para ver esse lado positivo da ômicron, a verdade é que ele existe."

Hallal explica que existe a chance de que a cepa seja o primeiro passo para que a covid-19 se torne uma doença endêmica (comum) e não mais epidêmica ou pandêmica. "Estamos falando de uma contaminação muito rápida, sem gravidade tão grande e isso é uma característica que pode fazer com que essa doença passe a conviver entre nós assim como outras."

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp