Coronavírus

Ministério da Saúde prepara pedido de autorização à Anvisa para autoteste de Covid

Marcelo Casall Jr/Agência Brasil
Insumos para testes convencionais estão em falta pelo país e o autoteste pode ser feito pelo próprio paciente em casa  |   Bnews - Divulgação Marcelo Casall Jr/Agência Brasil

Publicado em 13/01/2022, às 19h59 - Atualizado às 20h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Deve ser enviado ainda nesta quinta-feira (13) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma nota técnica sobre o autoteste de Covid-19 elaborada pelo Ministério da Saúde pedindo autorização para uso dessa ferramenta de detecção do coronavírus do Brasil.

Segundo a nota, o público-alvo do autoteste é qualquer indivíduo, sintomático ou assintomático, independentemente de ter tomado vacina ou idade, que tenha interesse em realizar a autotestagem.

Entretanto, o ministério ressalta que o autoteste deve ser utilizado de forma complementar e como estratégia de triagem, "pois devido ao curto tempo para o resultado, pode-se iniciar rapidamente o isolamento dos casos positivos e as ações para interrupção da cadeia de transmissão". Diz ainda que as pessoas, cujo esse tipo de testagem aponte resultado positivo, devem fazer o isolamento para prevenção de novas infecções e reforça que "a prevenção por vacina e medidas não farmacológicas sejam devidamente recomendadas".

Ainda para o Ministério da Saúde, na nota técnica, "O autoteste deve resultar de uma escolha livre e autônoma da pessoa em questão. É importante lembrar que ninguém deve ser forçado a realizar o autoteste".

Objetivo do autoteste segundo a nota técnica

Ampliar oportunidades de testagem para sintomáticos, assintomáticos e possíveis contatos;

Realizar testes antes de se reunir em ambientes fechados com outras pessoas;

Não sobrecarregar serviços de saúde, que já estão muito além do limite de sua capacidade de atendimento;

Testar, isolar, e encaminhar os casos positivos para o Sistema de Saúde (ou tele-atendimento), para a melhor assistência e a quebra da cadeia de transmissão;

Sair do isolamento, após resultado negativo e sem sintomas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp