Coronavírus

"Novas cepas já eram previsíveis", diz secretária de Saúde da Bahia

Vagner Souza/BNews
Tereza Paim ressalta queda no número de mortes  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 29/11/2021, às 10h39   João Brandão e Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

A secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, disse, em entrevista ao BNews hoje (29), que a chegada de novas cepas da covid-19 já era previsível. Na última semana, o surgimento de uma variante vinda da África assustou o mundo.

"Novos casos, novas cepas já eram previsíveis. O que a gente vem trabalhando é com o mecanismo de defesa para que a população não seja atingida", afirmou Paim.

A nova variante, batizada de Ômicron, foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul, em meados de novembro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas.

A secretária confirma o aumento no número de casos ativos, mas associa o dado a uma intensificação na testagem. Além disso, ressalta a queda no número de mortes na Bahia. "Temos, por conta da testagem, alguns casos de surtos da cobertura em hospitais. Por isso, o novo decreto já estimula o passaporte vacinal para os acompanhantes e para todos os eventos e mobilizações de pessoas", disse Tereza Paim.

Vacinação de servidores

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (27), a Instrução N° 024/2021, que trata sobre os procedimentos a serem adotados para a comprovação de vacinação dos servidores e empregados públicos estaduais contra a Covid-19.
O documento estebelece o prazo de 15 dias, após a data da sua publicação, para que os servidores e empregados públicos do estado preencham a autodeclaração, no Portal RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br), e anexem o comprovante da vacina contra a Covid-19.

A medida vale para servidores estaduais (civis e militares), integrantes dos órgãos e entidades da administração pública do Poder Executivo estadual, que compõem a administração direta, autárquica e fundacional. Na última sexta-feira (26), a Bahia registrou 744 novos casos de Covid-19 e mais 7 mortes pela doença.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags