Coronavírus

Nova secretária da saúde anuncia plano para vacinação contra a Covid-19; saiba mais

Dinaldo Silva / BNews
No governo de Jair Bolsonaro (PL), a vacina não fazia parte do calendário anual de vacinação  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 04/01/2023, às 08h40 - Atualizado às 08h40   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Ethel Maciel, nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, afirmou que a vacina contra a Covid-19 será incorporada ao calendário anual do governo para pessoas do grupo prioritário, como idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

"Agora, efetivamente, a Covid entra no nosso Departamento de Imunização. O ministério acabou de receber uma compra grande de doses que, a princípio, daria para cobrir esses grupos prioritários", disse em entrevista ao jornal Folha de SP.

Segundo a secretária, a população deve ser convocada para receber as doses junto com a imunização contra a gripe. A intenção é que isso ocorra a partir de abril, dando prazo para organizar a estratégia do governo nos primeiros 100 dias.

"A ideia é que a campanha siga os mesmos grupos prioritários da gripe, que são os mais vulneráveis, como os profissionais de saúde, imunossuprimidos, idosos. A princípio, será uma dose de reforço com a vacina bivalente", afirma.

No governo de Jair Bolsonaro (PL), a vacina não fazia parte do calendário anual de vacinação e foi incorporada apenas ao PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19).
Ainda de acordo com Ethel, a pasta terá entre as prioridades o aumento da cobertura de todas as imunizações, e a comunicação terá papel central para reverter a resistência da população.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp