Coronavírus

O que se sabe sobre a XBB.1.5, a variante mais transmissível da Covid

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
No Brasil ainda não há notificações da XBB.1.5.  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 05/01/2023, às 21h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma nova subvariante da Covid está se espalhando com rapidez nos EUA. Alguns casos também já foram registrados no Reino Unido. Aqui no Brasil ainda não há notificações da XBB.1.5. No mês de novembro do ano passado, a Rede de Alerta das Variantes, coordenada pelo Instituto Butantan, detectou pela primeira vez no Brasil duas outras sublinhagens da ômicron: a XBB.1 e a CK.2.1.1.

Segundo os pesquisadores, a XBB.1.5. é mais uma ramificação da variante ômicron, que é a dominante hoje no mundo. A ômicron foi a responsável por dar origem a muitas outras subvariantes contagiosas. Os sintomas são semelhantes aos das cepas anteriores.

De acordo com reportagem do g1, a XBB.1.5 evoluiu da XBB, que começou a circular no Reino Unido em setembro de 2022. Ela tinha uma mutação que a ajudava a vencer as defesas imunológicas do corpo, mas essa mesma qualidade também reduzia sua capacidade de infectar células humanas.

Ainda de acordo com a reportagem, o Wellcome Sanger Institute em Cambridge, na Inglaterra, está sequenciando pelo menos 5.000 amostras de covid por semana, como parte de esforços para rastrear variantes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a XBB.1.5 tem uma "vantagem de crescimento" sobre outras subvariantes vistas até agora, mas não há indicação de que ela seja mais grave ou prejudicial do que as variantes anteriores.

O levantamento mostrou que mais de 40% dos casos de covid nos Estados Unidos são da XBB.1.5, segundo estimativas. Com isso, essa subvariante já é a dominante no país.

No início do mês passado, ela representava apenas 4% dos casos, mas desde então ela ultrapassou rapidamente outras versões da ômicron.

A subvariante pode se tornar dominante também no Reino Unido. Barclay disse que espera mais hospitalizações no Reino Unido em breve.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp