Coronavírus

Pacientes esperam até dez horas por atendimento nas UPAs de Salvador

Reprodução/ Google Street View
Foi possível ver pessoas deitadas na calçada e pacientes desmaiando por não aguentarem mais de dor  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Google Street View

Publicado em 10/12/2021, às 16h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A alta procura por Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Salvador nesta sexta-feira (10) fez com que pacientes aguardassem dez horas por uma consulta médica. Foi possível ver pessoas deitadas na calçada e gente desmaiando por não aguentar mais de dor.

Na UPAs de São Marcos, a fila era tão grande que não era raro ver pacientes desistindo do atendimento. O pai de uma jovem especial contou ao Balanço Geral que essa não é a primeira vez que a unidade estava sobrecarregada. “Situação péssima. Não tem solução uma coisa dessas”, reclamou o homem.  

Em Santo Inácio não foi diferente e um paciente chegou a desmaiar. No gripário dos Barris, pessoas com sintomas gripais amontoadas em busca de atendimento virou rotina.

Segundo o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, as UPAs e os gripários não estão com menos equipes de saúde e a espera maior se deve à “demanda muito acima do imaginado” pela prefeitura. “O que acontece é que pacientes graves acabam ocupando os médicos. Não há falta de médico ou enfermeiro. Priorizamos os casos mais graves. Procure o posto mais próximo se estiver com sintomas leves”, explicou Paiva.

Testes de Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retomou a testagem para detecção da Covid-19 em postos de saúde espalhados por Salvador. Os exames serão realizados de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

De acordo com a SMS, as unidades estão ofertando teste de antígeno, que possui mais de 93% de sensibilidade para o diagnóstico da Covid-19. O método ocorre através da coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o resultado sai em até 45 minutos.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp