Coronavírus

Transição discute revogar norma sobre uso indevido da cloroquina contra Covid

Marco Santos/Agência Pará
Grupo de transição avalia anular norma que orienta uso indevido de medicamento ineficaz contra o coronavírus  |   Bnews - Divulgação Marco Santos/Agência Pará

Publicado em 18/11/2022, às 18h03   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Integrante do grupo técnico de Saúde na equipe de transição de governo, o senador e ex-ministro, Humberto Costa (PT), disse nesta sexta-feira (18) que a revogação de portarias que liberaram o uso de cloroquina para tratamento da Covid-19 pelo governo Bolsonaro deverá ser discutida.

A resposta ocorreu após perguntas de jornalistas sobre recomendações de revogações normas no setor de saúde. "A Saúde foi uma das áreas onde eles mais baixarem decretos, normas, portarias absurdas. Desde recomendação de cloroquina para as pessoas tomarem e enfrentarem a pandemia", disse, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde rejeitou as diretrizes da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) sobre o não uso de medicamentos do chamado kit Covid para tratamento em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com Covid-19.

As diretrizes eram de não usar remédios como a cloroquina, a azitromicina, a ivermectina e outros medicamentos sem eficácia para tratar a doença, tanto em ambulatórios como em hospitais, quando o paciente está internado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp