Justiça

Alvo de críticas, Guarda Municipal de Salvador será tema de debate na OAB-BA

Publicado em 15/11/2016, às 08h24   Rodrigo Daniel Silva



A seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) vai discutir no próximo dia 24 de novembro, às 14h, o papel da Guarda Municipal. O evento acontecerá na sede da entidade na Rua Portão da Piedade, nos Barris. 
De acordo com o vice-presidente da Comissão de Diretios Humanos da OAB-BA, Jerônimo Mesquita, foram convidados para o debate: o superintende da SUSPREV (Superintedência de Segurança e Prevenção à Violência), Peterson Tanan Portinho, o deputado estadual Soldado Prisco (PPS) e a presidente da UNEGRO, Ângela Guimarães. Antes da discussão, haverá exposições sobre o tema dos professores, Márcia Calazans e Riccardo Cappi.
“A Guarda Municipal de Salvador tem sido bastante questionada pelos possíveis excessos na sua atuação, culminando com agressões a diversos cidadãos”, disse Mesquita, em entrevista ao Bocão News.
Polêmicas
A GMS tem sido constantemente alvo de polêmica. No dia 10 de outubro, guardas municipais foram acusados pela presidente da UNEGRO, Ângela Guimarães, de “abuso de poder”.Em meio a uma operação de combate ao mercado informal no bairro do Rio Vermelho, agentes da Guarda conduziram à Central de Flagrantes, no Iguatemi, Ângela Guimarães e a militante Kadine Bárbara. O motivo alegado pelos agentes foi de “desacato à autoridade”.
No dia 23 de novembro, um motorista identificado como Marcelo Cantalice foi agredido por um guarda municipal na Avenida ACM, enquanto o carro estava parrado no sinal. Na época, a prefeitura de Salvador informou que o agente foi afastado das ruas até o fim da investigação.
Matérias relacionadas:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp