Justiça

Especialista afirma que Lula não deverá ser preso mesmo se confirmada condenação

BNews
“Até porque o próprio presidente do TRF-4 disse que isso não acontecerá”   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 24/01/2018, às 09h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O advogado Ademir Ismerim, especialista em direito eleitoral, comentou o julgamento do ex-presidente Lula que acontece na manhã desta quarta-feira (24) no TRF-4, em Porto Alegre. Em entrevista à Rádio Metrópole ele esclareceu que é pouco provável que o petista vá para a cadeia mesmo que o tribunal mantenha a condenação do primeiro grau.

“Até porque o próprio presidente do TRF-4 disse que isso não acontecerá. Aliado a essa comoção política, acho difícil que isso possa acontecer. A questão da inelegibilidade, ele não é afastado da disputa, porque quem tem que declarar isso, do ponto de vista material da eleição, é o tribunal que vai julgar o registro, o TSE", afirmou.

Ismerim deu exemplos de outros casos de políticos que estavam em casos semelhantes ao de Lula, se elegeram e foram diplomados: "Se ele ganhar a eleição, ele deverá ser diplomado. Existem casos de prefeitos que foram eleitos. O último caso foi de Lençóis. O candidato estava inelegível e foram zerados os votos. Mas os votos são computados, depois validou e ele voltou a ter os votos. Acho difícil que isso aconteça [com Lula], porque não é uma eleição que se resolve em 1º turno", disse o advogado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp