Justiça

Condenado a detenção, ex-prefeito de Amargosa alega inocência

Reprodução // Recôncavo no ar
Sentença foi do juiz federal do Tribunal Regional Federal da Primeira Região - Subseção Judiciária de Jequié, Jorge Peixoto  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Recôncavo no ar

Publicado em 12/09/2019, às 18h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-prefeito de Amargosa, cidade no Recôncavo Baiano, Valmir Almeida Sampaio, foi condenado a quatro anos, sete meses e 16 dias de detenção, por fraudar 18 licitações que envolviam verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) durante sua gestão, em 2007. 

Apesar da sentença do juiz federal do Tribunal Regional Federal da Primeira Região - Subseção Judiciária de Jequié, Jorge Peixoto, no dia 16 de agosto deste ano, o gestor afirmou ao BNews ser inocente. Em resposta, o prefeito enviou ao BNews cópias de um decreto e do Diário Oficial e afirmou:

"1. A sentença se refere à aquisição de alimentos e material de construção, em várias casas comerciais, através da modalidade Carta Convite, destinadas às pessoas desabrigadas da Rua Gerson de Oliveira que em 2007 perderam suas casas por conta das fortes chuvas que caíram em Amargosa e que foram obrigadas a se alojarem no Ginásio de Esporte durante longo período.

2. A ação foi tomada em virtude da necessidade urgente de atender diversas famílias que encontravam-se em situação de vulnerabilidade. O fato foi amplamente divulgado pela imprensa.

3. Todos os atos estão legitimados no Decreto Municipal de Emergência nº 014 de 15/02/2007, homologado pelo Decreto Estadual n° 10.275 de 09/03/2007 e pela Portaria nº 843 de 01/06/2007 do Ministério da Integração Nacional.

4. Lamento que todos estes documentos oficias não foram considerados pela parte julgadora. Na análise em segunda instância, certo da eficácia do Judiciário, iriei apresentar as provas que mostram a correção dos nossos atos.

5. Sigo com a consciência tranquila na certeza do muito que realizamos para a melhoria da qualidade de vida do povo de Amargosa. 

Valmir Sampaio
Ex-prefeito de Amargosa".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp