Justiça

Auditoria do TCE-BA no Ferry Boat deve ser concluída em janeiro de 2021; relatora é sorteada

Divulgação
Sistema é administrado pela Internacional Travessias e ação foi anunciada pela Corte em outubro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/11/2020, às 17h52   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) já iniciou os trabalhos da auditoria especial no sistema Ferry Boat, que faz a travessia Salvador-Itaparica, para avaliar a qualidade dos serviços prestados à população em razão da série de denúncias e reclamações feitas por usuários. O sistema é administrado pela Internacional Travessias e ação foi anunciada pela Corte em outubro.

Ao BNews, o tribunal informou que a equipe de auditoria está realizando os procedimentos e a previsão de conclusão dos trabalhos está prevista para janeiro de 2021 se não ocorrerem atrasos por conta de demora nos esclarecimentos prestados pelos órgãos do Estado. O relator do caso já foi sorteado: será a conselheira Carolina Costa.

O presidente do TCE-BA, conselheiro Gildásio Penedo Filho, determinou a realização da auditoria em atendimento a um pedido feito pelo conselheiro vice-presidente da Corte, Marcus Presídio. O conselheiro, por sua vez, observou que tais problemas e dificuldades têm sido relatados diariamente pelos veículos de comunicação, a exemplo das grandes filas, a pouca disponibilidade de guichês de venda, falta de passagens com hora marcada e presença ostensiva de cambistas que cobram preços extorsivos pelos bilhetes de embarque, aproveitando-se justamente das dificuldades, além de carências flagrantes existentes nas embarcações e nos terminais de embarque e desembarque. 

"Considero de grande importância a auditoria do sistema Ferry Boat pelo TCE-BA, aprovada recentemente à unanimidade pelo Plenário desta Corte, por conta do impacto que esse serviço público traz para o cidadão que precisa se deslocar entre Salvador e a Ilha de Itaparica, seja por motivo de trabalho ou de lazer. As queixas são constantes e diárias, o cidadão sofre com o atendimento prestado pela concessionária, além da falta dos cuidados epidemiológicos que não estão sendo observados. O TCE-BA, dentro das suas atribuições constitucionais e como órgão de controle, precisa acompanhar e fiscalizar a prestação do serviço contratado pelo Estado da Bahia. A auditoria já foi iniciada, com a previsão de conclusão para o mês de Janeiro", declarou Presídio ao BNews.

Ao acatar a proposição, o presidente Gildásio determinou que a Superintendência Técnica do TCE-BA, com base na programação de auditoria e na capacidade operacional, verificasse a melhor forma de atender à demanda. Além do ferry boat, a Travessia Salvador-Mar Grande também é alvo da auditoria.

Leia também:
Além do TCE, problemas do Ferry Boat viram alvo de comissão na AL-BA

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp