Justiça

Relatora de auditoria do TCE-BA no Ferry Boat explica ações em andamento

BNews/Paulo Azevedo
Sistema é alvo de auditoria em tribunal após reclamações dos usuários  |   Bnews - Divulgação BNews/Paulo Azevedo

Publicado em 06/11/2020, às 15h13   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Carolina Costa, foi escolhida para relatar a auditoria da Corte no sistema Ferry Boat, que faz a travessia Salvador-Itaparica. Conforme já informado, os trabalhos deverão seguir até o mês de janeiro de 2021. O sistema é administrado pela operadora Internacional Travessias.

"A auditoria especial no sistema ferry boat foi determinada pelo Conselheiro Presidente Gildásio Penedo Filho, na sessão plenária de 13/10/2020, em atendimento ao pedido do Conselheiro Marcus Presídio, que expôs sua preocupação com a qualidade dos serviços prestados à população baiana. As ações de controle estão sendo executados pela Primeira Coordenadoria de Controle Externo, Unidade Técnica responsável pela fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA)", declarou Carolina, em nota, ao BNews.

Ela, todavia, evita comentar o caso para não interferir no julgamento do relatório final a ser produzido após os trabalhos. "Como Relatora e membro do colegiado que julgará o processo, não posso interferir no desenvolvimento dos trabalhos auditoriais, tão pouco me é possível tecer comentários em razão da futura apreciação", explica.

Ao solicitar o pedido de auditoria, Marcus Presídio observou que tais problemas e dificuldades têm sido relatados diariamente pelos veículos de comunicação, a exemplo das grandes filas, a pouca disponibilidade de guichês de venda, falta de passagens com hora marcada e presença ostensiva de cambistas que cobram preços extorsivos pelos bilhetes de embarque, aproveitando-se justamente das dificuldades, além de carências flagrantes existentes nas embarcações e nos terminais de embarque e desembarque.  

Além do ferry boat, a Travessia Salvador-Mar Grande também é alvo da auditoria.

Leia também:
Auditoria do TCE-BA no Ferry Boat deve ser concluída em janeiro de 2021; relatora é sorteada
Além do TCE, problemas do Ferry Boat viram alvo de comissão na AL-BA
TCE-BA fará auditoria especial no sistema Ferry Boat ainda este ano

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp