Justiça

Faroeste: CNJ arquiva Reclamação Disciplinar contra ex-presidente do TJ-BA

Arquivo BNews
Desembargadora é acusada de cometer falta funcional por agir de maneira parcial em julgamento  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 10/03/2021, às 11h36   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

A corregedora-nacional de Justiça, ministra Maria Tereza de Assis Moura, arquivou definitivamente uma Reclamação Disciplinar aberta contra a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, presa desde dezembro de 2019, no âmbito da Operação Faroeste.

O procedimento é de autoria de Antônio Batista de Oliveira Neto e, segundo ele, a magistrada teria cometido falta funcional ao ter beneficiado um amigo no julgamento de uma ação aberta em 2010.

“São ambos nascidos e criados na cidade de Coaraci (BA), onde suas genitoras eram vizinhas e muito unidas, o que tornava as famílias próximas e os deixou com laços estreitos até os dias de hoje”, escreveu na denúncia.

O TJ-BA chegou a abrir uma comissão formada por três desembargadores para apurar condutas atribuídas à magistrada. As informações contidas no relatório final foram encaminhadas ao CNJ.

Para a corregedora-nacional de Justiça, é “inviável a continuidade da presente reclamação disciplinar visto que inexistem indícios capazes de demonstrar que a desembargadora tenha incorrido em falta funcional”.

Ainda segundo a ministra, “embora o reclamante tenha alegado suposta parcialidade por parte da reclamada na condução do processo judicial, observou-se que não houve sequer a sua participação no julgamento colegiado do recurso”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp