Justiça

Justiça suspende demissões na Ford programadas para esta sexta

Secom-BA
Liminar foi concedida pela 3ª Vara do Trabalho de Camaçari, em ação cautelar movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT)  |   Bnews - Divulgação Secom-BA

Publicado em 19/03/2021, às 13h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A 3ª Vara do Trabalho de Camaçari determinou a suspensão da demissão de trabalhadores que atuavam na fábrica da Ford, no município baiano, em cargos de liderança e supervisão.

A decisão liminar foi concedida pelo juiz Alexei Malaquias de Almeida, substituto da 3ª Vara do Trabalho de Camaçari, na noite desta quinta-feira (18), em ação cautelar movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) nesta semana após tomar conhecimento de emails enviados a empregados informando a data desta sexta (19) para assinatura de um termo de desligamento, sem prévia negociação.

Em decisão anterior, obtida também em ação do órgão, a Ford estava proibida de desligar funcionários da montadora em Camaçari até que sejam negociadas condições coletivas.

A decisão da 3ª Vara também afeta empresas que fornecem insumos para a fábrica e estão instaladas no polo industrial do município baiano.

O juiz ainda determinou o aumento do valor da multa para o caso de descumprimento da liminar, que passou a ser de R$ 5 milhões mais R$ 250 mil por cada trabalhador afetado.

A Ford chegou a recorrer da decisão anterior ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, que manteve a determinação de condicionar as demissões ao fechamento de acordo coletivo de trabalho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp