Justiça

Prefeitura de São Paulo entra na Justiça contra José Dirceu por calote

Reprodução/Youtube
Petista acumula uma dívida de IPTU no valor de R$ 66.000  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 05/06/2021, às 16h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-ministro da Casa Civil durante o governo Lula, o petista José Dirceu foi acionado na Justiça pela prefeitura de São Paulo por uma dívida de IPTU de R$ 66.000. 

Em agosto de 2012, José Dirceu foi preso na 17ª fase da Lava-Jato, acusado de envolvimento no caso de corrupção na Petrobras. Em maio de 2016, o político foi Condenado pelo juiz Sergio Moro a 23 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

O ex-ministro ficou preso em Curitiba entre agosto de 2015, quando foi deflagrada a 17ª fase da Lava Jato, e maio de 2017. O STF concedeu a ele um habeas corpus para aguardar o julgamento dos recursos desse processo e, em 2018, ele voltou à prisão. Em junho do mesmo ano ele foi solto novamente após uma determinação da Segunda Turma do STF, que considerou que ele deveria aguardar em liberdade até que os recursos fossem julgados pelo STJ.

Em 17 de maio de 2019, Dirceu foi preso novamente e ficou no Complexo Médico-Penal, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Em 8 de novembro do mesmo ano, a juíza da 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba Ana Carolina Bartolomei Ramos mandou soltar o ex-ministro. Atualmente, José Dirceu responde em liberdade pelos crimes aos quais foi acusado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp