Justiça

Planalto aposta em Fernando Bezerra e no presidente do Senado para garantir aprovação de Mendonça ao STF

Montagem BNews/Jefferson Rudy/Leopoldo Silva/Agência Senado
Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou que indicará Mendonça para a vaga que será deixada pelo decano Marco Aurélio Mello  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews/Jefferson Rudy/Leopoldo Silva/Agência Senado

Publicado em 11/07/2021, às 08h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Palácio do Planalto aposta nas atuações do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), e, especialmente, do Líder do Governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB) para garantir a aprovação do advogado-geral da União (AGU), André Mendonça, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou que indicará Mendonça para a vaga que será deixada pelo decano Marco Aurélio Mello. O ministro se aposenta oficialmente na próxima segunda-feira (12). 

No Senado, o nome do AGU precisa ser chancelado pelos parlamentares em duas votações - uma na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e outra no plenário. Nesta última ocasião, ele precisa do aval de ao menos 41 dos 81 senadores.  

De acordo com informações da coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, o governo espera que Bezerra ajude a superar a resistência ao nome de Mendonça dentro do MDB. Pacheco, por sua vez, é requisitado para convencer Davi Alcolumbre (DEM).

Segundo a publicação, o antecessor de Pacheco na presidência do Congresso externa sua contrariedade em relação à possível escolha do AGU há meses.

Notícias Relacionadas

Simone Tebet e Eliziane Gama não acreditam que Senado vetará indicação de Mendonça ao STF

Angelo Coronel diz que Senado pode reprovar nome de André Mendonça para o STF

André Mendonça já conversou com 50 senadores sobre STF, afirma Silas Malafaia

André Mendonça busca apoio no Senado por vaga no STF

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp