Justiça

Após decisão do STF sobre despachantes, Detran-BA diz analisar novos modelos de vínculos

Divulgação/Itailuan dos Anjos/Detran-BA
Por unanimidade, o STF julgou procedente uma ação direta de inconstitucionalidade, proposta apresentada pela Procuradoria-Geral da República, contra a Lei 13.206/2014, ordenamento jurídico baiano que regulamenta a profissão  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Itailuan dos Anjos/Detran-BA

Publicado em 23/08/2021, às 12h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) afirmou nesta segunda-feira (23), por meio de nota, que tem trabalhado na atualizar de instrumentos e vínculos com entidades parceiras - "a exemplo de empresas credenciadas e pessoas jurídicas que atuam na área de trânsito" - para encontrar uma alternativa para os despachantes documentalistas.

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente uma ação direta de inconstitucionalidade, proposta apresentada pela Procuradoria-Geral da República, contra a Lei 13.206/2014, ordenamento jurídico baiano que regulamenta a profissão. 

Na esteira da decisão, a Portaria 596/2017 do Detran-BA, que regula a atuação destes profissionais em seu âmbito, também se tornou inconstitucional. O despachante documentalista - bem como o despachante de trânsito -, atua junto aos órgãos de trânsito para solucionar questões burocráticas para um cliente.

No comunicado, o órgão comunica que, diante da decisão do Supremo, segue analisando um novo modelo junto à Procuradoria-Geral do Estado (PGE-BA) para contemplar os despachantes documentalistas, "modernizando este e outros instrumentos formais".

"Desde o início de 2021, o Detran-Ba tem desenvolvido tratativas com PGE visando elaborar novo modelo de atuação da classe. A iniciativa segue a premissa do Governo do Estado de investimento em tecnologia, para tornar a prestação do serviço público mais célere e transparente, aproximando o cidadão do órgão", disse.

Notícias Relacionadas

STF decide que normas baianas que regulamentam profissão de despachante são inconstitucionais

Contestação da PGR a normas estaduais que regulamentam ofício de despachante deve impulsionar tramitação de PL no Congresso, diz especialista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp