Justiça

Feira: prefeitura cobra na Justiça devolução de verbas pagas a empresa de vereador

Reprodução
Processo é visto como retaliação após o edil acusar o prefeito de orquestrar falsa acusação de estupro  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 11/10/2021, às 18h53   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador de Feira de Santana, Josse Paulo (PSC), conhecido popularmente como Paulão do Caldeirão, é acusado pela prefeitura daquela cidade de supostamente ter recebido verbas publicitárias municipais, no valor de quase R$ 100 mil, quando já havia efetivado registro de candidatura. 

Segundo o Procurador Geral do Município, Carlos Alberto Moura Pinho, Paulo pode sofrer punições por crime eleitoral.

Em entrevista ao portal Conecta News, ele afirmou que a prefeitura não tinha conhecimento de que a empresa da qual o vereador é sócio e que recebia as verbas pertence ao político. “Não é no nome da pessoa física do senhor Josse Paulo, o contrato é no nome de uma empresa, que se verificou que ele era sócio, portanto a contratação não poderia ser feita”.

Ele relatou que já existe um processo correndo na Justiça no qual “o município protocolou o ressarcimento daquilo que o vereador recebeu anteriormente, ele contratou com o município, o que seria um impedimento legal. Essa contratação implica no ilícito eleitoral que cabe ao Ministério Público cuidar, o município buscou aquilo que é da sua obrigação, que é zelar pela legalidade”. 

Segundo o procurador, além de ter que devolver todo o valor recebido indevidamente, Paulão do Caldeirão também poderá perder o mandato. “Ele tem que devolver tudo no momento que estava impedido, então a partir do momento que ele registrou a candidatura ele não poderia contratar com o município. O crime eleitoral existe, mas essa percepção é da competência do Ministério Público da Bahia (MP-BA), mas, uma conduta errada detém a possibilidade de perder o mandato”. 

Nos bastidores, especula-se que esse enfrentamento da prefeitura de Feira seria uma retaliação ao vereador, após ele ter acusado o prefeito Colbert Martins (MDB) de ter contratado uma mulher para tentar forjar uma acusação de estupro contra ele. 

Na última quarta-feira (6), em um discurso inflamado na Câmara de vereadores da cidade, o edil afirmou ter áudios que comprovam a suposta negociação de Colbert com uma "senhora" e o chamou de "bandido criminoso". 

Segundo Paulão, o acordo seria para que a mulher o seduzisse e o arranhasse para poder lhe acusar falsamente de violência sexual. Ainda no discurso ele confirmou que iria entrar com uma denúncia no Ministério Público e na Polícia Federal contra o prefeito feirense.

No mesmo dia, ele registrou queixa na polícia contra dois servidores nomeados na Prefeitura de Feira de Santana. Eles também estariam envolvidos na suposta armação de escândalo sexual.

Leia mais:

Presidente da Câmara de Feira diz que vai entregar à polícia provas da tentativa de Colbert de forjar escândalo sexual

Colbert vai processar vereador que o acusou de armar escândalo sexual: "Destempero e desequilíbrio"

Presidente da Câmara de Feira diz que vai entregar à polícia provas da tentativa de Colbert de forjar escândalo sexual

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp