Justiça

Presidente do Senado pode levar sabatina de Mendonça ao plenário mas quer evitar medida

Jefferson Rudy/Agência Senado
Na última quarta-feira (3), Pacheco anunciou que o Senado fará um “esforço concentrado” entre o fim de novembro e início de dezembro para sabatinar e votar indicações pendentes de autoridades - embaixadores, membros de conselhos e agências reguladoras etc.  |   Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 07/11/2021, às 10h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de poder analisar a indicação do ex-advogado-geral André Mendonça para vaga desocupada no Supremo Tribunal Federal (STF) há cinco meses, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD) sinaliza que não pretende passar por cima do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, o senador Davi Alcolumbre (DEM).

As informações são do portal UOL. Alcolumbre ainda não se comprometeu a marcar, no colegiado, a sabatina e votação do nome de Mendonça - indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em julho deste ano

Na última quarta-feira (3), Pacheco anunciou que o Senado fará um “esforço concentrado” entre o fim de novembro e início de dezembro para sabatinar e votar indicações pendentes de autoridades - embaixadores, membros de conselhos e agências reguladoras etc.

Outros 17 nomes, incluindo o de Mendonça, precisam passar por uma de três comissões temáticas do Senado, incluindo a CCJ. Na entrevista em que anunciou o esforço concentrado, Pacheco foi questionado se poderia levar o caso diretamente ao plenário, mas disse "acreditar" que Alcolumbre pautará o tema por iniciativa própria.

Para o presidente do Senado, seria desejável que a indicação de Mendonça fosse apreciada pela CCJ. "É muito importante que se passe pelas comissões e eu acredito que as comissões do Senado, todas elas, vão cumprir o seu dever de apreciação desses nomes", declarou o senador.

O portal questionou à assessoria de Alcolumbre se o senador pretende agendar a sabatina antes do mutirão, contudo teve uma resposta até a publicação da nota.

Leia Também

Entenda como os ricos ficaram ainda mais ricos durante crise do coronavírus

BNews COP26: Governo brasileiro apresentará plataforma digital para pagamento por preservação de floresta

Decisão de Rosa Weber de suspender ‘emendas de relator’ divide ministros do STF

Caderno com composições inéditas de Marília Mendonça é encontrado em aeronave, afirma advogado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp