Justiça

Justiça determina prisão de idoso que já preso para poder soltá-lo; entenda

Marcelo Seabra/Ag.Pará
O despachante José Santana Piedade teve a liberdade concedida pela Justiça na última sexta-feira (5) em virtude da idade e de problemas de saúde - como suspeita de câncer no pulmão e de próstata.  |   Bnews - Divulgação Marcelo Seabra/Ag.Pará

Publicado em 12/11/2021, às 09h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um homem de 81 anos, preso sob a acusação de integrar uma quadrilha acusada de clonar veículos, permanece atrás das grades no Rio de Janeiro, apesar da Justiça ter concedido sua liberdade, pois, para o sistema judiciário, o idoso não está preso. Precisou a justiça determinar sua prisão para depois mandar soltá-lo.

As informações são da coluna do jornalista Ancelmo Gois no jornal O Globo. 

Segundo a publicação, o despachante José Santana Piedade teve a liberdade concedida pela Justiça na última sexta-feira (5) em virtude da idade e de problemas de saúde - como suspeita de câncer no pulmão e de próstata.

Ao tentar cumprir a determinação, um analista judiciário sinalizou, nos autos do processo, na última terça-feira (9) que tinha "dúvidas em ordenar o alvará de soltura" porque o status do idoso no sistema era de "em liberdade", e não "preso". 

Aparentemente, esqueceram de registrar o mandado de prisão contra o despachante,  detido no dia último dia 1º de setembro - há pouco mais de dois meses -, como cumprido. Ainda segundo a coluna, no mesmo dia, o juiz expediu um novo mandado de prisão para José. “Após, cumpra-se a ordem de liberação", escreveu o magistrado Marcello Rubioli. 

Enquanto os trâmites burocráticos não são efetivados, José Santana permanece preso no Instituto Penal Benjamin de Moraes Filho, em Bangu. 

Leia Também

Servidores do MPF-BA deverão comprovar vacinação para ingressar em unidades do órgão

Advogados poderão acessar prédios do TJ-BA independente de agendamento a partir da próxima terça

Partido político entra com ação no STF contra proibição de inadimplentes votarem nas eleições da OAB

Brumado: Desobrigar o uso de máscaras vai contra lei, diz MP-BA

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp