Justiça

Assassino de jornalista tem pena aumentada em novo júri popular

Divulgação
No novo julgamento, o júri entendeu que o crime se enquadrava como feminicídio  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/11/2021, às 21h52   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Após um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a justiça baiana realizou, na tarde desta terça-feira (16), novo júri popular de Mateus Viliam Oliveira Alecrim Dourado Araújo, ex-namorado e réu confesso do assassinato da jornalista Daniela Bispo dos Santos, em 2017. No novo julgamento que ocorreu no Fórum Ruy Barbosa, o acusado teve a pena aumentada de 17 anos e 10 dias para 23 anos e 5 meses de prisão. 

Nesse pedido, o MP-BA solicitou que o crime fosse configurado como feminicídio, tendo em vista as circunstâncias do caso e o relacionamento pessoal entre o assassino e a vítima, já que na primeira condenação, em 2018, o crime tinha sido considerado pela Justiça como homicídio qualificado, praticado por motivo torpe, recurso que tornou impossível a defesa da vítima e meio cruel. Neste primeiro julgamento, os jurados afastaram a qualificadora do feminicídio

Crime

Daniela Bispo foi assassinada em novembro de 2017, em seu local de trabalho, aos 38 anos, golpeada com uma pedra na cabeça e com socos.  Ainda com vida ela despencou do 6º para o 5º andar do edifício onde trabalhava, na Av. Tancredo Neves, e foi encontrada morta. Ela deixou dois filhos. 

O criminoso premeditou o crime e após matar a ex-namorada fugiu utilizando táxis e ônibus e trocando de roupa pelo caminho.

Após o término do relacionamento que tinham, Daniela passou a cobrar o pagamento de compras que Mateus havia feito no seu cartão de crédito, quando foi montada a emboscada que acabou na sua morte. 

Protestos

As vereadoras do mandato coletivo Pretas Por Salvador (PSOL) participaram de um ato exigindo justiça pela morte da jornalista Daniela Bispo, assassinada brutalmente por seu ex-namorado, em novembro de 2017.  A manifestação foi na manhã desta terça-feira (16), em frente ao Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré.

Leia também:

Preso acusado de matar jornalista no Catabas Empreendimentos

Justiça determina prisão preventiva de acusado de matar jornalista

“Isso não é algo que eu fosse me orgulhar”, afirma namorado após matar atendente de call center

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp