Justiça

Com 31 votos, desembargador Nilson Castelo Branco é eleito presidente do Tribunal de Justiça da Bahia

Divulgação /Arquivo/OAB-BA
O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lourival Trindade desejou que as eleições aconteçam em clima de "democracia, paz e tranquilidade", e informou que 55 desembargadores estarão aptos para votar  |   Bnews - Divulgação Divulgação /Arquivo/OAB-BA

Publicado em 17/11/2021, às 09h25   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) elegeu nesta quarta-feira (17) o desembargador Nilson Castelo Branco para ser o presidente da corte no biênio 2022/2024, com 31 votos.

Também concorriam ao cargo os desembargadores Carlos Roberto Araujo (24 votos), Cynthia Maria Pina (zero votos), Jefferson Assis (zero votos) e Gardenia Duarte (0 votos). Não houveram votos brancos ou nulos.

O presidente do Tribunal do TJ-BA, Lourival Trindade abriu, às 9h desta manhã, a sessão administrativa virtual da corte, realizada exclusivamente para escolha dos desembargadores que integrarão a próxima mesa diretora do órgão para o próximo biênio. 

A votação acontece por sistema de votação remota, eletrônica e secreta. Trindade desejou que as eleições aconteçam em clima de "democracia, paz e tranquilidade", e informou que 55 desembargadores estarão aptos para votar. 

Vale ressaltar que as eleições são distintas para cada cargo. Após 15 minutos, a votação é encerrada para computação dos votos e, por fim, divulgação do resultado. Eventuais  desistências poderão ser realizadas pelos candidatos até instantes antes da votação.

O vencedor para cada cargo será aquele que alcançar maioria absoluta de votos - 29 votos. Caso isso não aconteça os dois mais votados, disputarão segundo turno. Em caso de empate, o mais antigo vence. 

Esta última regra só não se aplica ao processo de escolha para o cargo de Corregedor das Comarcas do Interior. Neste momento, os desembargadores escolhem o próximo 1º vice-presidente do Judiciário baiano.

Leia Também

TJBA ultrapassa marca de 20 milhões de páginas digitalizadas em 2021

CNJ mantém candidatura de Márcia Borges na eleições do TJ-BA

TJ-BA publica nome dos desembargadores que irão concorrer aos cargos da mesa diretora; veja quais

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp