Justiça

Com ingressos esgotados, 1º Fórum Baiano de Direito das Cidades acontece nesta quinta-feira (30)

Divulgação
Fórum é uma realização da Associação Comercial da Bahia (ACB) em parceria com o Instituto Baiano de Direito Imobiliário (IBID)  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 29/11/2023, às 17h35


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de promover o ordenamento das cidades na construção de uma política urbana sustentável, a Associação Comercial da Bahia (ACB), por meio da sua Diretoria de Sustentabilidade, e em parceria com o Instituto Baiano de Direito Imobiliário (IBDI), realiza, nesta quinta-feira (30), o 1º Fórum Baiano de Direito das Cidades. A primeira edição do evento, que já teve os ingressos esgotados, acontece na Pupileira, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador.

Empresários, advogados, gestores, estudantes, agentes políticos, membros do Judiciário, jornalistas e interessados no tema estão entre o público do evento, que contará com uma vasta programação de painéis e palestras a serem realizadas por grandes nomes do direito imobiliário.

Painéis

O 1º Fórum Baiano de Direito das Cidades contará, ainda, com a participação de grandes nomes do Judiciário, como o desembargador José Augusto Aras, o presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (Ibrades), Georges Humbert, além dos advogados Celso Antônio Pacheco Fiorillo, Amélia Garcez, Roberta Föppel, André Abelha, entre outros.

“Gestão Cooperada do Meio Ambiente Urbano”, “22 anos do Estatuto das Cidades”, “Agenda 2030 da ONU e sua Aplicação nos Planos Diretores”, “APP Urbana” e “Parcelamento do Solo como Vetor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental” estão entre os temas a serem debatidos durante os painéis do evento.

Realização

Em entrevista ao BNews, a vice-presidente de Sustentabilidade Empresarial da ACB, Isabela Suarez, informou o motivo da escolha de Salvador para sediar a primeira edição do fórum. “O planejamento dos espaços urbanos em Salvador precisa ser repensado e debatido a curto e longo prazo”, elencou.

“Sabemos que a nossa cidade, como muitas cidades do Brasil, passou por um processo de urbanização acelerada e de explosão demográfica e essa urbanização se deu de maneira desordenada e sem o planejamento adequado, sendo essencial debater e discutir meios de promover o desenvolvimento territorial e econômico de forma juridicamente sólida e plural, na capital baiana”, destacou Isabela.

A reportagem também conversou com o presidente do IBDI, Carlos Onofre, que explicou como o evento deve auxiliar os empresários e trabalhadores do setor imobiliário. “Todos os temas serão abordados trazendo os aspectos teóricos e especialmente as circunstâncias fáticas, entraves, soluções que pretendem viabilizar o debate proativo tanto para empresários, quanto para a sociedade em geral”, disse.

“O que buscamos é a mudança positiva, é o enlace das ideias e pontos de vista dissonantes, é a criação de pontes entres os diversos setores do mercado imobiliário, e, sobretudo, a conjugação multidisciplinar em direção ao resultado efetivo para o desenvolvimento sustentável dos espaços urbanos”, afirmou Onofre.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp