Justiça

Daniela Borges toma posse como presidente da OAB-BA

Divulgação
A advogada é a primeira mulher presidente da OAB-BA  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/01/2022, às 19h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A advogada Daniela Borges tomou posse neste sábado (1) como presidente da OAB-BA (Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Bahia). Ela foi eleita em 24 de novembro.

Daniela é a primeira mulher eleita para o cargo no estado. "Nos vamos trabalhar incansavelmente, juntamente com todo o conselho, para melhorar as condições de trabalho da advocacia, defender as nossas prerrogativas e sobretudo, melhorar o atendimento do Judiciário baiano", escreveu nas redes sociais. Daniela teve como candidata a vice a advogada Christianne Gurgel.

Agora ex-presidente da entidade, Fabrício Castro comemorou a posse da aliada. "Uma expectativa muito positiva. A primeira mulher na presidência da OAB-BA. Uma mulher muito experiente, com muitos serviços prestados à OAB-BA", disse nas redes sociais.

Leia também: Em mensagem de fim de ano, próximo presidente do TSE alerta para 'fanatismos' e 'irracionalidades'

Trajetória

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Daniela Borges advoga há mais de 20 anos na área de Direito Tributário e também é professora da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade Baiana de Direito.

Ingressou na OAB da Bahia como conselheira seccional na primeira gestão de Luiz Viana (2013-2015). Foi também diretora-tesoureira no triênio 2016-2018, no segundo mandato de Viana à frente da seccional baiana. Na atual gestão de Fabrício Castro, Daniela Borges ocupa o cargo de conselheira federal e preside a Comissão Nacional da Mulher Advogada.

Sob sua liderança, a política de paridade de gênero foi aprovada pelo Conselho Federal da OAB em dezembro de 2020 e se tornou obrigatória para as seccionais de todos os estados já nestas eleições.

Foi responsável também pela aprovação das súmulas que impedem a inscrição de bacharéis na Ordem que tenham cometido violência contra a mulher. Em 2019, representou a OAB no STF, realizando uma sustentação oral que apontava a inconstitucionalidade da tributação sobre o auxílio-maternidade.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp