Justiça

Desembargador morre aos 60 anos com suspeita de leptospirose

Divulgação
Desembargador do TJDFT tinha 60 anos e carreira de destaque como promotor e professor de Direito  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

tiago@bnews.com.br

Publicado em 04/01/2026, às 09h54



O desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Maurício Miranda, faleceu neste domingo (4), aos 60 anos. As informações são da coluna Grande Angular, do portal Metrópoles.

Ainda não há confirmação oficial sobre a causa da morte, mas há suspeita de que tenha sido leptospirose, doença transmitida por contato com água ou solo contaminados por urina de animais.

Quem é Maurício Miranda?
Maurício Miranda tomou posse como desembargador em janeiro de 2023. Antes disso, atuava como procurador de Justiça no Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), onde teve longa e destacada carreira.

Ele ganhou notoriedade ao atuar como promotor no caso conhecido como Crime da 113 Sul, envolvendo o triplo homicídio do ex-ministro José Guilherme Villela, da esposa Maria Villela e da funcionária Francisca Nascimento da Silva.

Formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e em Economia pelo Centro Universitário do DF (UDF), Maurício Miranda era mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e lecionou Direito Penal por mais de 15 anos.

Antes de ingressar no MPDFT em 1991, ele atuou como promotor no Ministério Público de Goiás (MPGO). No DF, passou pelo Júri de Taguatinga, pela Promotoria de Brasília, pela Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-Vida), pela 12ª Procuradoria de Justiça Cível, pelo Conselho Superior e pela 1ª Câmara de Coordenação e Revisão.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)