Justiça
Publicado em 01/06/2026, às 15h21 Matheus Simoni e Claudia Cardozo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e idealizador do Fórum de Lisboa, Gilmar Mendes, se emocionou ao lembrar do trabalho ao lado do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, responsável pela sua indicação à Corte em 2002.
Durante painel nesta segunda-feira (01) no evento, realizado na capital de Portugal, o magistrado falou do desenvolvimento do Plano Real, que foi lançado em 1994, durante o governo do presidente Itamar Franco, tendo como então ministro da Fazenda FHC. O plano foi projetado em três fases para acabar com a hiperinflação e estabilizar o poder de compra da população.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
"Eu tive a honra de trabalhar com Fernando Henrique e o Real. Todo mundo sabe que aquela transformação que se deu foi um resgate social enorme. A gente, que vinha de uma cultura inflacionária, parecia que estávamos condenados a fazer uma cultura de desenvolvimento de inflação. Nós vencemos isso e muitos outros desafios no que diz respeito à desigualdade social. Os índices são preocupantes, mas se nós olharmos dados por dados, conseguimos cumprir uma série de metas na área de educação e saúde", lembrou Gilmar Mendes.
O ministro ainda defendeu uma espécie de "Plano Real" para a Segurança Pública no Brasil como enfrentamento de um dos maiores problemas da sociedade.
O ministro do STF relembrou um período em que morou na Alemanha e voltou a se emocionar, em meados de 1979. Ele falou da divisão encontrada no país entre Ocidente e Oriente, além da queda do Muro de Berlim. "Outro mundo se desenha e está vivendo a partir de agora um ciclo de paz. Não ocorreu porque tivemos uma série de desarrumações. Hoje o mundo vive esses desafios", destacou.
A jornalista Cláudia Cardozo, do BNews, está em Lisboa para trazer detalhes sobre os bastidores e os debates do Fórum de Lisboa, que começa neste domingo (31) na capital portuguesa. Realizado na FDUL, o encontro reunirá ministros, parlamentares, juristas e representantes do poder público em torno de discussões sobre os rumos das instituições brasileiras, além de questões do Direito e de garantias sociais.
Classificação Indicativa: Livre
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato
Samsung top