Justiça

Doguinho é nomeado diretor da OAB e causa polêmica na internet; veja

Reprodução/Pixabay
Nomeação de doguinho tem o objetivo de chamar atenção para os maus tratos aos animais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 10/02/2023, às 17h53   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Beethoven Fernandes Moreira, cãozinho da raça Shih-Tzu, filho "bichológico" da advogada Idamara Fernandes Oliveira, foi nomeado diretor fiscal de combate aos maus-tratos da Comissão de Direito dos Animais (CDA) da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas herais (OAB-MG). O cachorro é o primeiro animal não humano no país a ser nomeado em uma Comissão da OAB.

O animalzinho perdeu um dos olhos no ano passado por negligência de um pet shop, após ser deixado no estabelecimento para banho e tosa.

Em publicação nas redes sociais, a presidente da CDA-OAB-MG, Fernanda São José, disse que se trata "de uma nomeação simbólica que visa, sobretudo, chamar a atenção da sociedade para o combate aos maus-tratos e para o fato de que objetivar os animais não humanos é uma ideia defasada e inaceitável em um Estado verdadeiramente Democrático de Direito".

Fernanda ressalta ainda que "atualmente, existem inúmeras pesquisas científicas comprovando que animais não humanos são seres sencientes assim como nós, animais humanos, e que estudos realizados demonstram que alguns animais possuem a maturidade e o discernimento de uma criança com 8 anos de idade".

Segundo o site Migalhas, a nomeação de Beethoven também foi citada pelo presidente da seccional mineira, Sérgio Leonardo:

"Empatia! Assistam no post anterior ao vídeo da live que fiz hoje de manhã sobre o caso do cachorrinho Beethoven e o ato simbólico da Comissão de Direito dos Animais da @oabmgoficial, idealizado para chamar atenção à causa do combate aos maus tratos aos animais e ao movimento em favor de uma legislação mais rigorosa e segura em face de petshops e hotéis para pets."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp