Justiça
por Claudia Cardozo
Publicado em 21/07/2025, às 12h30 - Atualizado às 19h35
A segunda semana de novembro será marcada por um embate político de alta voltagem no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Ainda sem dia específico para acontecer, a eleição definirá a mesa diretora do TJBA. Atualmente, a Corte é presidida pela desembargadora Cynthia Resende.
Informações de bastidores indicam que a presidente apoia o candidato desembargador José Rotondano, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Rotondano se tornou desembargador pelo Quinto Constitucional do Ministério Público, em abril de 2012. Entre os anos de 2022 e 2024, foi corregedor-geral do TJBA. Ainda em 2024, Rotondano foi nomeado conselheiro do CNJ. Com projeção nacional, o desembargador é amigo do atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, além de uma amizade notória com a cantora Ivete Sangalo.
Outro candidato é o desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior. Oriundo de família tradicional no Poder Judiciário, o desembargador é juiz de carreira, foi corregedor das Comarcas do Interior do TJBA e, atualmente, é diretor da Universidade Corporativa (Unicorp). Seu trabalho na Unicorp tem sido avaliado de forma positiva, sendo considerado um gestor eficiente, contando com apoio significativo dos juízes de primeiro grau. Entretanto, informações de bastidores indicam que Jatahy Fonseca tem sido alvo de retaliações numa tentativa de minar sua força e pavimentar o caminho para a vitória de Rotondano.
Outro nome com potencial para surpreender é a desembargadora Ivone Bessa Ramos. Empossada como desembargadora do TJBA em 21 de outubro de 2013, Ivone Bessa também é juíza de carreira e é a atual presidente da Comissão Permanente de Reforma Judiciária do TJBA. Reconhecida por sua habilidade e bom trato com os colegas, ela não é vista como a favorita na corrida presidencial. No entanto, os bastidores eleitorais mostram que a desembargadora possui uma grande capacidade de articulação. Sua expertise em angariar votos foi demonstrada em algumas ocasiões, como quando disputou sem apoio de grupos políticos do TJBA as eleições da mesa diretora,de 2023. Na época, ela agarinhou 30 votos, disputando o cargo de vice-presidente.
Sobre as Eleições do TJBA
A eleição para a Mesa Diretora do TJBA deste ano já permitirá a ampla participação de todos os membros da Corte baiana, com a queda da cláusula de barreira que só permitia a candidatura dos cinco desembargadores mais antigos que nunca ocuparam cargos de gestão.Os quase 70 desembargadores do TJBA deverão votar para os cargos de presidente, 1ª vice-presidente, 2º vice-presidente, corregedor-geral de Justiça e corregedor das Comarcas do Interior.
O cenário atual indica que pode haver um segundo turno para a escolha do novo presidente do TJBA; Se nenhum candidato alcançar a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, um segundo turno pode ser realizado, como aconteceu na eleição que levou a desembargadora Maria do Socorro Santiago à presidência, em 2015. Uma regra importante é que o desembargador eleito para a Mesa Diretora só pode ocupar um cargo por, no máximo, duas gestões, em funções diferentes, sem reeleição consecutiva para o mesmo posto.
Em nota, o desembargador Jatahy Júnior prestou esclarecimentos sobre a matéria publicada:
"Agradeço a atenção dedicada às questões institucionais do Tribunal de Justiça da Bahia na matéria “Eleições no TJBA prometem movimentar os bastidores do Judiciário na Bahia”, publicada nesta segunda-feira (21) no BNews.
Aproveito a oportunidade para esclarecer que, na qualidade de diretor-geral da
Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima, a nossa Unicorp-TJBA, tenho
contado com o apoio incondicional da presidente da Corte, desembargadora Cynthia
Maria Pina Resende, e dos demais colegas desembargadores e desembargadoras para a plena execução das atividades acadêmicas e administrativas da escola.
Desde 1º de fevereiro de 2024, quando assumi a direção-geral da Unicorp-TJBA,
indicado pela presidente, reitero, tenho recebido todo o suporte institucional. Assim,
avançamos significativamente com ações voltadas à formação e à capacitação
continuada de magistrados, servidores, colaboradores do tribunal e de demais atores do sistema de justiça
Até a presente data, promovemos, entre cursos e seminários, 816 ações, com a oferta de 88.806 vagas, totalizando 12.348 horas/aula. Neste 21 de julho de 2025, portanto pouco mais de um semestre, graças a todo o trabalho coletivo dentro do tribunal, já alcançamos quase os mesmos números de todo o 2024: foram ofertadas 404 ações em 2025, contra 412 no passado. Sinal de todo o esforço de um tribunal comprometido na transformação pelo conhecimento.
A atual gestão também abriu vagas para magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia em dois mestrados stricto sensu: o Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas, oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e o Mestrado
Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania, oferecido pela Universidade
Federal da Bahia.
Esses resultados refletem o compromisso conjunto da atual Administração com a
valorização e o fortalecimento da educação corporativa no âmbito do Judiciário baiano.
Reiteramos, portanto, que a relação entre os membros da Corte se pauta pelo respeito
institucional e pelo interesse comum em promover uma Justiça cada vez mais
qualificada e acessível à sociedade.
Atenciosamente,
Jatahy Júnior
Desembargador e diretor-geral da Unicorp-TJBA"
Classificação Indicativa: Livre
Qualidade Stanley
Limpeza inteligente
Baita desconto
Cupom de lançamento
Imperdível