Justiça

Ex-ministro do STF diz ter identificado "vícios" em provas da Odebrecht

Nelson Jr/SCO/STF
Ex-ministro foi o relator de parte dos processos que envolvem a Lava Jato  |   Bnews - Divulgação Nelson Jr/SCO/STF

Publicado em 06/09/2023, às 17h50   Cadastrado por Osvaldo Barreto



O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowsk saiu em defesa da decisão do ministro Dias Toffoli, que anulou todas as provas do acordo de leniência da empreiteira Odebrecht (hoje Novonor), que foram usadas em acusações e condenações resultantes da Operação Lava Jato.

“O ministro Toffoli agora simplesmente confirma aquela visão que não só o relator a época, que era eu, mas também a própria 2ª Turma tiveram sobre as falhas na coleta dessas provas que dizem respeito a esta empresa”, disse o ex-ministro.

As declarações do ex-ministro foram dadas em  conversa com jornalistas no Senado nesta quarta-feira (06). Lewandowski foi relator de grande parte dos processos que envolvem a Lava Jato.

Em 2021, Lewandowski declarou a imprestabilidade das provas obtidas pelo acordo de leniência da Odebrecht contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na época, o então relator afirmou ainda que o ex-juiz Sérgio Moro participou de “conluio” com a força-tarefa contra Lula, motivo pelo qual acabou declarado parcial no caso do triplex do Guarujá.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp