Justiça

Foragido da Justiça brasileira, Allan dos Santos abre empresa para reviver 'Terça Livre' nos EUA

Reprodução
O blogueiro está foragido da Justiça brasileira por suspeitas de fazer parte de uma organização criminosa e ter cometido crimes contra a honra, incitação a crimes, preconceitos e lavagem de dinheiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 07/08/2023, às 11h24   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

O youtuber Allan dos Santos resolveu criar uma empresa na Flórida (EUA) para reviver o 'Terça Livre', canal que o levou a ser investigado pelo Superior Tribunal Federal (STF). O blogueiro está foragido da Justiça brasileira por suspeitas de fazer parte de uma organização criminosa e ter cometido crimes contra a honra, incitação a crimes, preconceitos e lavagem de dinheiro.

A Artigo 220 Corp, nova empresa foi criada em 20 de outubro de 2021, mesmo período em que o ministro Alexandre de Moraes emitiu, a pedido da Polícia Federal (PF), um mandado de prisão preventiva contra Allan no âmbito do inquérito das milícias digitais.

Em suas publicações, a Artigo 220 se mistura ao Terça Livre, projeto que ele manteve entre 2014 e 2021 para comentar fatos políticos e do qual se aproveitava para espalhar mentiras. A iniciativa estava entre as mais bem-sucedidas da extrema-direita: o canal do YouTube chegou a 1,2 milhão de inscritos e o canal de Telegram pessoal de Allan era recordista em inscritos e visualizações.

Atualmente, Terça Livre e Artigo 220 são usados como sinônimos em publicações e na descrição do site "Notícias sem Máscara", onde os textos do youtuber têm sido divulgados desde janeiro.

"O Terça Livre/Artigo200 (sic) está vivo! O jornalismo independente não pode morrer. Assine para ter acesso completo à newsletter. Não perca uma atualização!", diz a descrição do projeto. O nome do novo projeto remete ao Mídia sem Máscara, criada em 2002 por Olavo de Carvalho como um "observatório de imprensa anticomunista".

Através da newsletter que Allan segue enviando "análises políticas" ao seu público, pedindo doações e divulgando seus novos projetos, como a "turnê de palestras" chamada "O Caminho da Liberdade", que começou em 8 de julho em Orlando, na Flórida.

Segundo o perfil de Linkedln da Artigo 220, que tem somente 61 seguidores, Allan é o presidente e único colaborador da empreitada, definida como uma "organização criada nos EUA para defender os brasileiros que são defendidos pelo artigo 220 da Constituição Federal do Brasil". Esse artigo constitucional diz que "a expressão do pensamento, criação, expressão e informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerá qualquer restrição".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp