Justiça
Publicado em 15/09/2026, às 12h18 - Atualizado às 13h42 Gustavo Leal
Foragido da Justiça, o jornalista e blogueiro Oswaldo Eustáquio formalizou a candidatura a deputado federal pelo Paraná nas eleições de 2026 aos 45 minutos do segundo tempo. Caso o registro seja deferido, ele concorrerá pelo União Brasil, após um pedido de substituição de candidatura ter sido recebido pela Justiça Eleitoral nesta segunda-feira (14), data-limite para a troca.
Curiosamente, Eustáquio registrou a candidatura na véspera do julgamento de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e desafeto do bolsonarista. O nome do jornalista já aparece no DivulgaCand, sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o pedido ainda não foi analisado pela Justiça Eleitoral.
“A reversão da inelegibilidade veio no prazo fatal. Foi uma corrida contra o tempo, mas o resultado confirma que a Justiça reconheceu o que sempre defendemos”, afirmou o advogado do blogueiro.
Em abril, Eustáquio anunciou que estava se filiando ao PL para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. O projeto, porém, não prosperou por causa de uma condenação criminal por calúnia. Pela Lei da Ficha Limpa, a condenação pode gerar inelegibilidade quando decorrente de decisão de órgão colegiado, conforme os critérios previstos na legislação.
A defesa do blogueiro conseguiu modificar a pena de prisão, que acabou sendo convertida em multa. Eustáquio, no entanto, segue foragido e teve a prisão preventiva decretada pelo STF. Até o momento, não houve condenação no processo que resultou na ordem de prisão preventiva.
Como já era filiado ao União Brasil e houve desistências de candidatos, o partido bancou a candidatura e efetivou a substituição dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.
Eustáquio deixou o Brasil em 2023, após descumprir medidas cautelares determinadas pela Justiça brasileira, e passou a morar na Espanha. O governo brasileiro solicitou sua extradição, mas o pedido foi indeferido pelo Poder Judiciário espanhol em dezembro de 2025.
A legislação eleitoral estabelece restrições à prisão de candidatos nos 15 dias que antecedem a eleição, salvo em caso de flagrante delito. Segundo interlocutores, Eustáquio pretende desembarcar no Brasil em 19 de setembro. A filha do blogueiro, Mariana Eustáquio, de 18 anos, já está em Curitiba para representar a campanha.
Classificação Indicativa: Livre
fone bom e barato
Modo Karaokê
Limpeza inteligente
Baita desconto
Qualidade JBL