Justiça
por Antonio Dilson Neto e Maycol Douglas
Publicado em 14/10/2026, às 19h24
Um grupo de juristas, professores e especialistas de diversas áreas do Direito promoveu, no edifício Salvador Shopping Business, na Torre América, o ato "Advocacia com Lula", em apoio ao atual presidente e candidato à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores.
Em entrevista exclusiva ao BNews, a advogada e professora Cinzia Barreto, uma das organizadoras da mobilização, explicou que o evento nasceu de maneira espontânea entre profissionais preocupados com os rumos da legislação social e trabalhista no país.
Segundo Cinzia Barreto, a escolha pelo apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocorreu após uma análise detalhada dos planos de governo apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A jurista destacou que a principal motivação do grupo é blindar conquistas consolidadas na Constituição Federal de 1988.
Nós já lemos os programas dos candidatos e escolhemos apoiar o programa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos preocupa bastante o cenário que temos de risco de retrocesso, inclusive de direitos conquistados na Constituição de 88 em áreas como seguridade social, direito do trabalho, previdência e saúde", analisa a professora.
Apesar de ser direcionado prioritariamente à comunidade jurídica, o evento manteve acesso livre para interessados em acompanhar os painéis de discussão e a análise do cenário político atual.
O evento é feito pra advocacia, mas não tem porta fechada e pessoas que aqui estejam, que não sejam da advocacia, podem, obviamente, participar, porque não é de portas trancadas. Mas é um evento de advogados para advogados, para discutir de maneira muito séria o programa de governo, o projeto de país que a gente quer, pensando na lógica e sob a ótica do Direito.
A organizadora ressaltou que a iniciativa não esteve vinculada à criação de nenhuma entidade ou associação formal, surgindo do diálogo contínuo entre advogados criminalistas, trabalhistas, eleitoralistas, previdenciaristas e de direitos humanos.
Debate político na advocacia acontece o tempo inteiro. O resultado do primeiro turno deu uma sinalizada que nos preocupou. Então decidimos nos juntar: jovens advogados, profissionais experientes, professores e pareceristas, para debater propostas e nos posicionar não apenas como profissiobais, mas no exercício pleno da cidadania", concluiu Cinzia.
Classificação Indicativa: Livre
Limpeza inteligente
Qualidade JBL
Super desconto
som poderoso
Cozinha Saudável