Justiça

Moraes aplica multa de R$ 300 mil e abre inquérito para investigar Monark

Reprodução/YouTube
Moraes avalia que Monark descumpriu decisão judicial ao criar novos perfis na internet  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 02/08/2023, às 17h36 - Atualizado às 17h37   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta quarta-feira (2), que seja instaurado inquérito contra o influenciador Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, para apurar crime de desobediência a decisão judicial. Além disso, aplicou uma multa de R$ 300 mil contra o criador de conteúdo.

Segundo Moraes, o youtuber, que já havia sido proibido de usar redes sociais, criou novos perfis, reproduziu desinformação e tentou lucrar com esse material. Para o ministro, a conduta de Monark demonstra que "o investigado está intencionalmente desrespeitando a decisão do Supremo".

"Assim, se torna necessária, adequada e urgente a interrupção da propagação dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática, através de novo bloqueio de contas em suas redes sociais, com objetivo de interromper a lesão ou ameaça a direito", disse o ministro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp