Justiça

MPF e PF investigam organização criminosa de lavagem de dinheiro de tráfico internacional na Bahia e em outros seis estados

Foto: Divulgação / MPF
Segundo as investigações, a organização agia por meio de uma teia de empresas de fachada  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação / MPF
Gabriela Icó

por Gabriela Icó

[email protected]

Publicado em 03/07/2024, às 09h42 - Atualizado às 15h45



Uma organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro proveniente de tráfico internacional de drogas com ramificações na Bahia e em outros seis estados está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF). O grupo investigado na operação batizada de Terra Fértil também está presente nos estados de Minas Gerais (MG), Paraná (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Goiás (GO).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Na segunda-feira (2), foram cumpridos 80 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva. Também foram cumpridas outras medidas cautelares, como sequestro de bens no valor de R$ 2,5 bilhões e bloqueio de contas bancárias. Uma aeronave também foi apreendida durante a operação.

O MPF afirma que de acordo com as investigações feitas até o momento, a organização agia por meio de uma complexa teia de empresas de fachada e operações bancárias atípicas, com a finalidade de lavar o capital obtido com o tráfico.

Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte (MG) a pedido do MPF, por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp