Justiça

Nova proposta de lei pode mudar audiências de custódia no Brasil; saiba mais

Luiz Silveira/Agência CNJ
Proposta altera o Código de Processo Penal para tornar obrigatória a decretação de prisão preventiva  |   Bnews - Divulgação Luiz Silveira/Agência CNJ

Publicado em 10/09/2024, às 06h39   Rebeca Silva



O Projeto de Lei 714/23 propõe a alteração no Código de Processo Penal, estabelecendo que a prisão preventiva deve ser obrigatória solicitada durante a audiência de custódia para réus envolvidos em crimes hediondos, roubos ou em associações criminosas qualificadas, além de casos de reincidência.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada

A proposta prevê que os policiais responsáveis pela  prisão sejam ouvidos durante o processo. O objetivo da iniciativa é prevenir a liberação dos acusados por decisões judiciais que alegam abuso de autoridade após audiência de custódia.

O Código de Processo Penal estabelece que o detido deve ser apresentado ao juiz em um período máximo de 24 horas, para análise da legalidade da prisão e do tratamento dado ao preso.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp