Justiça

OAB suspende advogado acusado de crime sexual contra colega

Reprodução/Redes Sociais
A decisão da OAB leva em consideração outros relatos de assédio supostamente praticados pelo advogado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 15/03/2023, às 16h53   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Acusado de assédio sexual pela advogada Marissa Raquel de Oliveira da Costa, o também advogado Maycon Moreira da Silva foi suspenso pela Ordem dos Advogados do Brasil no Acre. De acordo com as primeiras informações, a situação de assédio teria acontecido na sala da OAB no município de Xapuri, quando a profissional atuava na cidade. A decisão da OAB leva em consideração outros relatos de assédio supostamente praticados por Maycon. A decisão do presidente da OAB no Acre, Rodrigo Aiache, leva em consideração também informações do Centro de Atendimento à Vítima do Ministério Público Estadual.

“No início do ano de 2023, a ocorrência narrada tomou outros contornos, com a identificação de não só outras ações disciplinares em curso em desfavor do mesmo Representado, como também uma série de registros de ocorrências policiais relatando a possível prática de crimes de natureza sexual em desfavor de advogadas, muitas vezes em seu ambiente de trabalho e até mesmo havendo relatos de que tais condutas teriam sido perpetradas em ambientes institucionais da OAB (Sala da OAB do município de Xapuri). E, com a exposição de novas denúncias em desfavor do advogado M. M. DA S., a ocorrência de possíveis crimes passou a estampar a imprensa local1, com a divulgação do caso para a sociedade em geral, algo que gerou grande repercussão, ao passo que expôs não só uma das vítimas, como o possível autor e a conduta investigada”, afirma o despacho da Ordem.

“Considerando os fatos já apresentados em sede de processos ético disciplinares, corroborados pela Representação apresentada pela Comissão da Mulher Advogada da OAB/AC, que vem acompanhando o caso desde os primeiros indicativos de ocorrência; ponderando as decisões judiciais apresentadas; e, ainda, levanto em conta as informações emitidas pelo Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do Ministério Público do Estado do Acre e os precedentes jurisprudenciais do Conselho Federal da OAB, determina-se a suspensão cautelar do exercício profissional do advogado”, determina Aiache.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp