Justiça

Madre de Deus: Saiba quais são as empresas investigadas pelo MP-BA por lavagem de dinheiro

Divulgação
Parquet deflagrou ação que cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em empresas investigadas por lavagem de dinheiro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/12/2021, às 13h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, publicou uma nota afirmando que se coloca a disposição para colaborar com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) no curso da investigação 003.9.154847, iniciada em 2017, que teve uma medida cautelar de busca e apreensão deflagrada na última sexta-feira (17). Na nota, a prefeitura ainda apontou quais são as empresas investigadas.

Por meio do Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o parquet deflagrou a ‘Operação Caduceu’. A ação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e empresas dos municípios de Madre de Deus, Ilhéus e Salvador, com o objetivo de apurar indícios da prática de crimes de peculato-desvio, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Os mandados foram deferidos pela 2ª Vara Criminal Especializada de Salvador.

"Cabe informar que os fornecedores investigados tinham contratos em validade desde 2017, iniciados pela administração anterior, sendo a GPI Sistemas teve seu contrato extinto em junho de 2021, e a Gradus Contabilidade, por conta da memória contábil e orçamentária, tem contrato vigente até 31/12/2021", diz nota do município, divullgada nas redes sociais.

A prefeitura também diz que tem todo interesse no esclarecimento dos fatos, e reforçou que está à disposição das autoridades para o que se faça necessário ao aprofundamento das investigações.

A Caduceu foi deflagrada em conjunto com as Polícias Civil e Rodoviária Federal, é foi resultado de investigações sobre delitos cometidos contra a Administração Pública e práticas anticoncorrenciais perpetradas por empresas especializadas na prestação de serviços de contabilidade e no fornecimento de softwares de gestão contábil e orçamentária para entes públicos municipais.

A ação ganhou esse nome em referência ao símbolo das ciências contábeis, e alude à necessidade de uma conduta ética dos profissionais que atuam na área.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp