Justiça

Pais processam TikTok após suicídio de filha; entenda a situação

Solen Feyissa/Unsplash
Acionamento referente ao TikTok aconteceu após dois anos do suicídio da garota  |   Bnews - Divulgação Solen Feyissa/Unsplash

Publicado em 19/09/2023, às 07h25 - Atualizado às 07h26   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O caso de uma adolescente morta em 2021, na França, virou caso de justiça recentemente. Os pais da vítima entraram com um processo contra o TikTok. Para eles, o algoritmo da rede social contribuiu para o desespero da filha, vítima de bullying na escola por causa do peso. 

Dentro de um quarto, Marie foi encontrada morta na cidade de Cassis, no sul da França, em setembro daquele ano. À época, com 15 anos de idade, a estudante indicou, no TikTok, um vídeo no qual falava sobre o assédio que sofria na escola por ser gorda. 

“É evidente que TikTok tem sua parte de responsabilidade no que aconteceu”, relatou à rádio FranceInfo Laure Boutron-Marmion, a advogada dos pais de Marie.

Por essa causa, os pais de Marie inauguraram um processo por “incitação ao suicídio”, “propaganda sobre meios de se suicidar” e “não atendimento a pessoa em perigo”. Dessa maneira, uma investigação por assédio escolar foi aberta após a morte da adolescente. A Procuradoria justificou que a denúncia dos pais de Marie merece uma análise aprofundada.

Em 2017, outra adlescente se suicídio. No mesmo período, os pais da jovem afirmavam que os conteúdos consultados pela filha nas redes sociais contribuíram para a morte da garota. Já em 2022, a justiça britânica reconheceu a influência dos algoritmos no ato da menina.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp