Justiça

PMs que executaram cigano em Brumado são denunciados pelo MP-BA

Divulgação/MP-BA
MP-BA fez denúncia com base em laudos periciais do crime ocorrido em 2021  |   Bnews - Divulgação Divulgação/MP-BA
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 20/02/2024, às 17h33


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou os policiais militares Emerson Severo da Silva e Neilo Carlos Souza Silva. Eles estão envolvidos na morte do jovem cigano Lindomar Santos Matos, crime ocorrido em 2021, no Distrito de Lagoa Grande, no município de Aracatu.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Os agentes policiais foram denunciados por homicídio qualificado por motivo torpe e sem possibilitar defesa da vítima. De acordo com o MP-BA, a denúncia é baseada em laudos periciais. Há uma divergência entre as alegações dadas pelos policiais e as provas encontradas no local do crime.

A perícia indica que o jovem recebeu dez tiros, sendo que pelo menos dois foram pelas costas e que houve alteração da cena do crime com a retirada do corpo de Lindomar, já sem vida, para forjar uma falsa prestação de socorro em hospital da região. 

Os denunciados tinham a intenção clara e evidente de executar a vítima, considerando a desproporção da força utilizada pelos agentes públicos contra o adolescente, os quais deveriam saber dosá-la, se realmente houvesse a intenção de apenas se defender. Ademais, estavam em superioridade numérica e portavam armas não letais capazes de imobilizar a vítima, facilitando a sua captura, sem alcançar o resultado morte”, destaca a denúncia feita pelo Ministério Público.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp