Justiça

Presidentes dos TREs firmam compromisso para ampliar participação indígena nas eleições de 2024

Divulgação
Apoio foi formalizado durante o 82º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/08/2023, às 15h16   Cadastrado por Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Após os debates do 82º Encontro do Colégio dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) e presidentes dos TREs de todo o país formalizaram um compromisso nacional para o fomento de estratégias e diretrizes que ampliem a participação e a representatividade dos povos indígenas no processo de votação. 


A proposta do TRE do Amapá, que integra a Carta de Vitória, foi aprovada por unanimidade. 


O documento com outras seis propostas aprovadas pelo Colegiado será encaminhado  ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Eleições 2024: presidentes dos TREs firmam compromisso para ampliar participação indígena
Apoio foi formalizado durante o 82º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel), realizado em Vitória (ES)


Presidentes dos TREs de todo o país formalizaram um compromisso nacional para o fomento de estratégias e diretrizes que ampliem a participação e a representatividade dos povos indígenas no processo de votação. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A proposta  do TRE do Amapá foi aprovada por unanimidade durante os debates do 82º Encontro do Colégio dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) e integra a Carta de Vitória. O documento com outras seis propostas aprovadas pelo Colegiado será encaminhado  ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Durante a reunião, realizada em Vitória (ES), o presidente do Coptrel e do TRE baiano, desembargador Roberto Maynard Frank, elogiou a iniciativa e indicou aos Regionais que incluam suas respectivas ações em sistema de compartilhamento de boas práticas disponível no site do Coptrel. 


“Sabemos do nosso papel democrático de garantir a participação política da população indígena do nosso país, parabenizo o Amapá pela proposta e me coloco, ao lado dos meus pares, como aliado nesse compromisso. Indico ainda que todas as atividades nesse sentido sejam compartilhadas entre os Regionais como forma de estimular e contribuir para a ampliação das ações”, afirmou ao lembrar de atividade recente realizada pelo TRE-BA para a população indígena do município baiano de Banzaê.  


COPTREL


Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e, desde janeiro deste ano, é presidido pelo desembargador Roberto Maynard Frank, que é também presidente do TRE baiano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp