Justiça

Promotor é afastado do cargo após comparar advogada a uma cadela

Reprodução/ YouTube
Corregedor entendeu que o promotor teria proferido ofensas contra a advogada  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ YouTube

Publicado em 19/09/2023, às 11h05   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D'Albuquerque decidiu, nesta segunda-feira (18), pelo afastamento do promotor de Justiça do Ministério Público do Amazonas, Walber Nascimento. O servidor, durante sessão do Tribunal do Júri realizada na última quarta-feira (13), teria proferido ofensas a uma advogada o que, supostamente, teria caracterizado a prática de conduta misógina e possível infração disciplinar.

A decisão determinou ainda que a Procuradoria-Geral de Justiça do MP/AM abstenha-se de designá-lo para participação em sessões plenárias do Tribunal do Júri e audiências judiciais, tornando sem efeito as que estejam em vigor.

A Corregedoria Nacional já havia instaurado, de ofício, uma reclamação disciplinar contra o promotor de Justiça, tendo em vista a competência constitucional do Órgão Correicional Nacional.

Relembre o caso

A advogada Catharina Estrella acusou o promotor de Justiça Walber Nascimento de compará-la a uma cadela durante audiência na 3ª vara do Tribunal do Júri do Amazonas, que aconteceu na terça-feira (12).

Nas imagens divulgadas nas redes sociais, o promotor diz que não ofendeu a advogada, mas que no quesito lealdade, não poderia compará-la a uma cadela, pois o animal seria mais leal.

"Se tem uma característica que o cachorro tem, Dra. Catharina, é lealdade. Eles são leais, são puros, são sinceros, são verdadeiros. E, no quesito lealdade e me referindo especificamente à vossa excelência, comparar a vossa excelência com uma cadela é muito ofensivo, mas não à vossa excelência, a cadela."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp