Justiça

VÍDEO: Promotor compara advogada com “cadela” em julgamento

Montagem/BNews//Reprodução/Vídeo
Promotor alega que as suas falas foram deturpadas, após acusação da advogada  |   Bnews - Divulgação Montagem/BNews//Reprodução/Vídeo

Publicado em 14/09/2023, às 07h12   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Um promotor de Justiça, durante um julgamento, comparou uma advogada a uma “cadela”, na 3ª Vara do Tribunal do Júri do Amazonas, nesta quarta-feira (13). Por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver o momento em que o promotor Walber Luís do Nascimento indica que comparar uma cadela a advogada criminalista Catharina Estrella corresponde a uma "ofensa" ao animal.

“Se tem uma característica que o cachorro tem, Dra. Catharina, é lealdade. Eles são leais, são puros, são sinceros, são verdadeiros. E, no quesito lealdade e me referindo especificamente a vossa excelência, comparar a vossa excelência com uma cadela é muito ofensivo, mas não a vossa excelência, a cadela”, sinaliza Walber Luís do Nascimento, promotor, durante o julgamento realizado no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis.

Após a viralização da situação, a Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas repudiou o caso. Na tarde desta quarta, o presidente da entidade, Jean Cleuter, comentou que a declaração do promotor ofende a advogada. As informações foram publicadas pelo portal Uol.

"Hoje pela manhã, tivemos um fato muito grave, que foi a violação de prerrogativas da Dra. Catharina Estrella", argumentou o dirigente, em coletiva de imprensa.

Assista:

Catharina, por sua vez, ressalta que foi ofendida e que os juízes não tomaram nenhuma atitude, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais do presidente da OAB.

"Hoje eu fui ofendida no meu trabalho, enquanto advogada. Os juízes não fizeram nada para impedir. Então, aqui a classe unida buscando respeito para que não torne a acontecer com qualquer outra advogada. Eu realmente não precisava passar por isso no exercício da minha profissão", lamentou.

Do contrário, o presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas no Amazonas, Vilson Benayon, comunicou que protocolou o pedido de providências referente ao caso no Conselho Nacional do Ministério Público, "em defesa das prerrogativas da associada Catharina de Souza Cruz Estrella ofendida e desrespeitada em sessão do Tribunal do Júri no estado do Amazonas".

Posicionamento

Walber Luís evidenciou que, durante 32 anos de carreira, "nunca foi demandado por ter ofendido ou destratado qualquer colega advogado". "Não vou me curvar a tentativas, seja de quem for, de denegrir a minha conduta profissional”.

A AAMP (Associação Amazonense do Ministério Público) apoiou o promotor Walber do Nascimento, por meio de nota nas redes sociais. Segundo o órgão, houve distorções por parte da advogada durante o julgamento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp