Justiça

Saiba quem é o nome mais cotado para assumir vaga no TRE da Bahia

Arquivo Pessoal
Indicado teria o apoio do ex e atual presidente do TJ-BA  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 16/02/2024, às 15h21 - Atualizado às 15h52


FacebookTwitterWhatsApp

O advogado Danilo Costa Luz é apontado como favorito na lista tríplice de candidatos a um mandato no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os nomes serão submetidos à escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A disputa interessa diretamente ao universo político estadual. O futuro ocupante do cargo fará parte da turma composta por sete julgadores que vão atuar durante as eleições municipais.

Costa Luz possui ligação com o ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) Carlos Alberto Dutra Cintra, que é tido como um dos desembargadores aposentados com maior influência na corte.

O cotado teria ainda o apoio da presidente atual do TJ, Cynthia Maria Pina Resende. 

Concorrentes

Por fora, ainda na lista tríplice, aparecem Vicente Buratto e Fabiano Mota Santana. Embora já tenha ocupado mandato efetivo no TRE e seja elogiado pelas decisões técnicas, Buratto tem contra si o fato de que foi nomeado para o tribunal eleitoral pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A aliados próximos, ele teria confessado dificuldades em encontrar espaço na agenda do senador Jaques Wagner (PT), considerado o fiel da balança da indicação de Lula. 

Por fim, Santana aparece com o apoio da desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar, de quem é muito próximo. Alianças com integrantes da cúpula do TJ são fundamentais pois são eles que votam para formar a lista tríplice de onde sairá dois membros da classe dos advogados. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp