Justiça

Senado aprova projeto que propõe desconto na renovação da CNH; saiba se você tem direito

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Projeto de Lei, que concede descontos escalonados na renovação da CNH de acordo com a faixa etária  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 20/02/2024, às 17h23   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (20), um projeto de lei que propõe descontos na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores com 50 anos ou mais. Segundo o PL, os condutores entre 50 e 70 anos teriam um desconto de 50% no valor da renovação, enquanto os que possuem 70 anos ou mais receberiam um desconto de 70%.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O autor do projeto, senador Fernando Dueire (MDB-PE), enfatizou que a proposta não se trata de um benefício, mas sim de uma questão de justiça social e etária. Ele argumentou que os condutores mais velhos precisam renovar sua CNH mais frequentemente do que os mais jovens, o que justifica os descontos escalonados de acordo com a faixa etária.

A relatora do projeto, senadora Teresa Leitão (PT-PE), apoiou a proposta e ressaltou a importância de proporcionar condições mais acessíveis para a renovação da CNH aos condutores entre 50 e 70 anos, dado que eles precisam realizar o procedimento duas vezes por década. 

O texto agora segue para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, antes de ser levado ao plenário para votação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp