Justiça

TST reconhece como válida norma que permite desconto de salário em caso de banco de horas negativo

Aldo Dias / TST
TST reconhece como válida norma coletiva que permite desconto salarial em caso de banco de horas negativo  |   Bnews - Divulgação Aldo Dias / TST

Publicado em 06/03/2024, às 17h48   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) reconheceu, nesta quarta-feira (6), como válida uma norma coletiva que permite o desconto salarial do empregado em caso de saldo negativo no banco de horas. A decisão foi tomada em um recurso do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 9ª Região.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A norma coletiva em questão estabelece que o empregado deve cumprir uma jornada de 8 horas diárias, totalizando 44 horas semanais. Caso o funcionário não cumpra essa carga horária ao final de 12 meses, ou apresente saldo negativo no banco de horas em caso de demissão, o empregador tem o direito de descontar as horas faltantes.

Em contrapartida, a empresa se compromete a pagar as horas de crédito registradas no banco de horas com adicional de 50% a partir da 10ª hora excedente, conforme previsto em lei.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) fundamentou sua decisão em dois pontos. Primeiro, considerou a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que já estabeleceu que acordos e convenções coletivas são constitucionais, mesmo quando implicam na limitação de direitos dos trabalhadores. 

Em segundo lugar, o TST destacou os benefícios proporcionados ao trabalhador pela norma coletiva em questão. Esta garante ao empregado a oportunidade de compensar faltas e atrasos ao longo de um período de 12 meses antes de ocorrer qualquer desconto em folha de pagamento.

Tal possibilidade foi avaliada como mais vantajosa em comparação com o disposto no artigo 58, §1º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp