Justiça

VÍDEO: Desembargador afastado após decisão sobre líder do BDM será investigado por falsificação de registro de aposentadoria

Reprodução/CNJ
Hipótese sobre o desembargador foi levantada durante sessão no CNJ  |   Bnews - Divulgação Reprodução/CNJ

Publicado em 17/10/2023, às 20h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O desembargador Luiz Fernando Lima, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), afastado pelo Conselho Nacional de Justiça após conceder prisão domiciliar ao líder da facção Bonde do Maluco (BDM), será investigado por suposta falsificação de registro de aposentadoria.

Durante a 15ª Sessão Ordinária do CNJ, que aconteceu na tarde desta terça-feira (17), o ministro Luis Felipe Salomão, que determinou a abertura de reclamação disciplinar para apurar a conduta do desembargador, levantou a suspeita de que Luiz Fernando Lima alterou a própria idade para conseguir a aposentadoria.

"Há uma dúvida real se ele conseguiu alterar a idade dele, inclusive, para a aposentadoria. Esses questionamentos precisam ser esclarecidos e, diante dessa possibilidade é que eu trago ao exame do colegiado a necessidade do afastamento desse desembargador para que essa apuração seja feita no âmbito da corregedoria. Eu vou requisitar o procedimento que tramita no Tribunal de Justiça da Bahia para que seja feita por aqui", disse o ministro.

Por unanimidade, o desembargador Luiz Fernando Lima, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), foi afastado cautelarmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na tarde desta terça-feira (17), após conceder prisão domiciliar a Ednaldo Freire Ferreira, conhecido como Dadá, um dos fundadores da facção Bonde do Maluco (BDM). 

A decisão chegou a ser revogada pelo desembargador Julio Travessa, da 2ª Câmara Crime 1ª Turma, mas Dadá, sob investigação por homicídios, tráfico de drogas e  armas de fogo, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro, não foi mais encontrado e é considerado foragido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp