Justiça

Vídeo: Imagens mostram rotina de presos escavando túnel para fuga

Reprodução/TVCA/G1
Imagens mostram vários integrantes do grupo com pás, baldes e sacos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TVCA/G1

Publicado em 26/01/2023, às 16h20   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Vídeos filmados pelos criminosos que foram descobertos escavando um túnel em direção à Penitenciária Central do Estado do Mato Grosso (PCE-MT), em setembro de 2022, em Cuiabá, mostram um pouco da rotina do grupo na casa utilizada para a empreitada.

As imagens divulgadas pela TVCA, filiada da Rede Globo, nesta quinta-feira (26), mostram vários integrantes do grupo com pás, baldes e sacos, retirando terra em meio ao esgoto que acumulou na abertura.

Em outras imagens, agachados no líquido insalubre, dentro do túnel iluminado por lâmpadas, eles aparecem dividindo uma cachaça.

Segundo a Polícia, eles conseguiram escavar cerca de 30 metros. Para a operação, foram investidos ao menos R$ 500 mil.

Segundo o delegado responsável pela investigação, Caio Albuquerque, da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), a estrutura do túnel era precária e corria risco de desabamento.

“Acredito que eles não conseguiriam chegar e a estrutura poderia ruir a qualquer momento. Eles estavam em uma situação periclitante”, disse o delegado.

Até o momento, a GCCO prendeu e apreendeu 17 envolvidos no caso, sendo quatorze adultos e três adolescentes.

Destas, doze foram detidas em setembro, flagradas na residência na descoberta da escavação. Outras cinco foram presas na quarta-feira (25), durante operação em Rondonópolis.

Entre elas, está o engenheiro responsável pelo projeto do túnel, Anderson Ramos da Cruz, de 36 anos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp