Cultura

Governo divulga nota de pesar pela morte de Hélio Pólvora

Publicado em 26/03/2015, às 11h58   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Morreu na madrugada desta quinta-feira (26) o escritor, jornalista e crítico literário Hélio Pólvora. Nesta manhã, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia divulgou nota de pesar lamentando a morte do escritor. 
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia lamenta o falecimento do escritor Hélio Pólvora, que morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 86 anos, em Salvador. Expoente da literatura, Pólvora publicou 25 títulos de obras de ficção e crítica literária, além de ter participado de dezenas de antologias nacionais e estrangeiras. Seus contos foram traduzidos para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e holandês e contribuíram com o fortalecimento de nossa literatura em diversos países. Natural de Itabuna, no sul do estado, o autor deixa mulher e filhos. Aos familiares e amigos, a Secretaria de Cultura transmite seu mais profundo pesar.
Eleito para a Cadeira 29 da Academia de Letras da Bahia, Hélio Pólvora faz parte também da Academia de Letras do Brasil (sede em Brasília, DF), onde ocupa a cadeira 13, que tem como patrono Graciliano Ramos. Pertence, ainda, à Academia de Letras de Ilhéus. É Doutor honoris causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Fez parte da Comissão Machado de Assis, instituída pelo Ministro da Educação e Cultura, Jarbas Passarinho, para reconstituir os textos e reeditar a obra de Assis, e integrou a Comissão Selo Bahia, criada pela Secretaria da Cultura e do Turismo, no âmbito da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Foi editor, cronista e crítico literário de veículos de comunicação como Jornal do Brasil, A Tarde, Veja e Correio Braziliense, além de ter fundado o Jornal Cacau-Letras. Conquistou diversos prêmios literários, entre os quais os da Bienal Nestlé de Literatura, anos 1982 e 1986, para contos e os prêmios da Fundação Castro Maya, para o livro Estranhos e Assustados, e Jornal do Commercio, para Os Galos da Aurora. Assina cerca de oitenta traduções de livros de ficção (romances e contos) e ensaios.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp