Cultura

Projeto Novo TCA é apresentado em bienal de arquitetura paulista

Publicado em 28/11/2011, às 11h14   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O projeto Novo TCA está em exposição na 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que acontece até o dia 4 de dezembro, no Parque do Ibirapuera, reunindo projetos e arquitetos de mais de 20 países e 20 estados brasileiros. ‘Arquitetura para Todos: Construindo Cidadania’ é o tema do evento deste ano que, além de exposições, inclui debates e palestras com os mais renomados profissionais do setor.

O escritório Estúdio América, de São Paulo, coordenado pelo arquiteto Lucas Fehr, foi o vencedor do Concurso Público Nacional de Anteprojetos Arquitetônicos para Requalificação e Ampliação do Complexo TCA, lançado em novembro de 2009, pelo Teatro Castro Alves em parceria técnica com o Departamento da Bahia do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-BA).

Requalificação

O Novo TCA, lançado com o apoio do Governo do Estado e Secretaria de Cultura (Secult), teve como objetivo identificar a melhor proposta para ampliação e requalificação de um dos mais importantes equipamentos culturais da Bahia, incluindo a Sala Principal, Sala do Coro, Concha Acústica, Foyer, Centro Técnico, Vão Livre, Jardim Suspenso e o Café Teatro.

Participaram do concurso 18 escritórios de arquitetura da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. O Estúdio América, que recebeu um prêmio de R$ 60 mil, já venceu outros concursos públicos importantes no Brasil e no exterior como o do Complexo Hotel Paineiras, no Rio de Janeiro (2009), e o do Museu da Memória e Centro Matucana, em Santiago do Chile (2007). Em março do ano passado, uma exposição realizada no Foyer do TCA apresentou ao público todos os projetos concorrentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp