Cultura

Prédio da Funarte no Rio é interditado por risco de incêndio e problemas estruturais

Reprodução/Google Street View
As instalações abrigam parte do acervo da autarquia, que hoje é dirigida por Tamoio Marcondes, o seu sexto presidente em dois anos e meio de governo Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 19/08/2021, às 10h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) interditou uma de suas sedes no Rio de Janeiro, "por tempo intederminado", em virtude das condições físicas e estruturais do local. A interdição acontece 20 dias após o incêndio na Cinemateca Brasileira. 

Segundo informações do colunista Lauro Jardim, o estado do imóvel, de 13 andares, localizado no centro da capital Fluminense, coloca em risco a integridade do acervo e das pessoas que nele trabalham ou utilizam de seus serviços.

As instalações abrigam parte do acervo da autarquia, que hoje é dirigida por Tamoio Marcondes - sexto presidente da entidade em dois anos e meio de governo Bolsonaro.

O prédio abriga o maior acervo de teatro da América Latina, e setores especializados em dança, circo, música e artes visuais - são aproximadamente 1 milhão de documentos, incluindo gravações de áudio e vídeo e registros a partir dos anos 1930.

Também de acordo com a publicação, o risco de incêndio por causa da precariedade da parte elétrica, bem como a possibilidade de sobrepeso que pode abalar a estrutura do prédio, é constatada desde 2018

Notícias Relacionadas

Incêndio de grandes proporções atinge galpão da Cinemateca Brasileira

Anunciada para assumir a Cinemateca, Regina Duarte curte em spa e não se manifesta sobre incêndio; assista

Ex-funcionários da Cinemateca listam acervo perdido e criticam governo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp